...
Projetos

A Aldeia possui alguns projetos em andamento,um deles é o “Viveiro de Mudas”, projeto este que está sendo desenvolvido juntamente com a FUNAI, que tem como principal objeto a sustentabilidade das famílias de nossa comunidade.

Nossa aldeia está localizada em meio à mata atlântica, onde há uma vegetação muito rica em diversidade. Uma das espécies preservadas pelos nosso povo Tupi é o palmito Jussara, nativo de nossas matas.

O Jussara é uma palmeira que dá frutos muito parecidos com o tão conhecido açaí, porém sua florada é apenas uma vez ao ano, diferente de seu “primo” açaí. Sua extração foi muito grande devido à venda de seu caule em grande escala, para ser consumido como palmito. Hoje é protegido por lei federal, onde sua extração é expressamente proibida, pois quase chegou a extinção. Para que o mesmo chegue às nossas mesas, é necessário que ele cresça por pelo menos 8 anos, e nos forneça em média 2 (dois) vidros por unidade de palmeira. Alguns indígenas o comercializam ainda em feiras livres por valores muito baixos, pois os mesmos possuem permissão para a venda deste palmito.

Nosso projeto tem como objetivo acabar com esse tipo de extração, fazer o reflorestamento dessa espécie em nossa região e tirar sustento para as famílias através da venda das mudas dessa planta.

Para o desenvolvimento do mesmo, coletamos os frutos, produzimos o suco para consumo próprio através do uso de uma despolpadeira, e as sementes que sobram passam por um processo em uma sementeira e são plantadas em sacos individuais próprios para o plantio. Elas recebem adubos naturais e são cultivadas em nosso viveiro até estarem firmes, vistosas e sadias para serem comercializadas.

Uma porcentagem dessas mudas são replantadas em nossa própria aldeia, fazendo o reflorestamento para reposição de plantas adultas que no passado coletamos para a venda do palmito, e a outra porcentagem é para o comércio para o sustento dos moradores de nossa comunidade.

Temos atualmente em média 4.000 mudas prontas, fortes e vistosas para o comércio.

Caso haja interesse em adquirir nossas mudas, basta entrar em contato conosco.

Cacique Ubiratã

Cel: (11) 9638-0829

Discussão

2 comentários sobre “Projetos

  1. Parabéns por mais um excelente trabalho Ubiratã. Em um movimento antropofágico vc conseguiu absorver a cultura juruá e usa-la para divulgar e fortalecer sua identidade indígena, um tipo de troca exemplar com a qual todos ganhamos.

    Publicado por michel idris da silva | abril 16, 2014, 3:05 pm
  2. conheco o cacique ubirata e uma pessoa integra ,parabens pela inaciativa
    pastor jose severino.

    Publicado por jose severino vieira gomes | março 9, 2015, 6:25 pm

Deixe um comentário

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 11 outros assinantes

Arquivos